Dia de sol como o de ontem deu-me vontade de tudo menos de estudar! Cozinhei duas refeições e até biscoitos! Já há uns fins-de-semana que isto não acontecia.
Para o almoço, depois de espreitar as receitas fantásticas da colher-de-pau, encontro a receita perfeita para as postas de pescada que começavam a naufragar no congelador: Cubinhos de Peixe com Lacinhos, Molho de Tomate e Queijo-creme. A única diferença foi o uso da pescada e de lacinhos tricolores, que era o que havia no armário.
Já o sol começava a perder a sua graça, o frio, por sua vez, a dar o ar da sua graça, estava na hora de ligar o forno. As bolachas e biscoitos que tanta falta me têm feito nos lanchinhos da semana... E como este frio pede algo que aqueça a alma, nada melhor que uns biscoitos de gengibre e canela, que roubei aos Doces Temperos, acrescentando, claro está, o meu toque especial: em vez da avelã, uma covinha com marmelada feita pela Mãe! E que delícia!
Chegada a hora do jantar, a fome começa a apertar. Ora... algo rápido, bom, fast food mas não junk food! E aqui foi tempo de criar!
Umas batatinhas para assar no forno, foram parar ao microondas:
1. Numa pequena travessa de vidro, que possa ir ao microondas, dispoem-se as batatas previamente lavadas mas húmidas.
2. Furam-se com um garfo e salpicam-se com sal.
3. Colocam-se no microondas, à potência máxima, durante 4 minutos. Após este tempo, verifica-se se as batatas estão cozidas. Isto acontece se já se conseguirem esmagar com um garfo. Caso isto não aconteça cozinham-se mais uns minutos. Convém ir verificando a cozedura pois, se ficam demasiado tempo, ficam secas. Há também que ter em atenção que, quanto mais pequenas são as batatas, menor é o tempo necessário.
E porque com batatas cozidas, o peixe fica sempre bem, e já que a vontade e o tempo para fazer cozinhados elaborados escasseavam, sai do armário uma lata de sardinhas em conserva. Mas... Não! Demasiado simples... Vamos lá dar outro ar a estas sardinhas!
1. Corta-se um dente de alho grande e salteia-se um pouco em azeite, juntamente com algumas alcaparras.
2. Escorrem-se as sardinhas (usei sardinhas em óleo) e deixam-se cozinhar um pouco no azeite aromatizado com o alho e as alcaparras. Não é necessário muito tempo, apenas o suficiente para as sardinhas aquecerem e tomarem o gosto do alho.
Tudo cozinhado, é só servir e acompanhar com umas rodelas de tomate só com sal, como eu gosto!
Aqui fica o registo fotográfico de um dia de sol e de estudo.